sábado, 11 de junho de 2011

Tecnologia aplicada ao pisante e suas categorias




Controle de movimento (motion-control) :
São os mais rígidos e orientados para controlar a pronação excessiva. Geralmente são mais pesados, muito duráveis e têm solado plano para oferecer maior estabilidade e suporte. Indicado caso tenha um grau de pronação muito acentuado. Corredores com pé chato geralmente se dão melhor com este tipo de tênis.
Estabilidade (stability) :
Esta categoria geralmente tem um solado semi-curvo e oferece uma boa combinação de amortecimento, suporte e durabilidade. Indicado para corredores com peso médio que não tenham problemas severos de controle de movimento do pé (super pronação) pois oferece algum suporte e boa durabilidade.
Amortecimento (cushion) :
Esta categoria geralmente tem a sola mais macia, maior amortecimento e menor suporte. Usualmente são construídos com solado curvo ou semi-curvo para estimular o movimento do pé. Indicado para o corredor que não precisa de um suporte extra nem tenha um grau excessivo de pronação. Corredores com arco do pé alto costumam se dar bem com este tipo de tênis.
Performance (performance ou lightweight) :
Construídos com solado curvo ou semi-curvo, este tipo de tênis é leve e geralmente utilizado para competições ou treinos em ritmo rápido. Alguns são razoavelmente estáveis, outros não. Indicado para corredores rápidos e eficientes, ou para aqueles que querem um segundo par de tênis para treinos em ritmo rápido, ou para provas, contar com um tênis com maior amortecimento e suporte do que aqueles de competição (racing).
Trilha (trail) :
Desenvolvidos para utilização em trilhas e terrenos acidentados ou enlameados. Têm maior tração, são estáveis e duráveis. Geralmente muito robustos, oferecem um bom custo benefício.

Enfim, cada tampa tem sua panela, quer dizer, cada pé tem seu pisante! Portanto, sempre que for numa loja, faça um test-drive com alguns modelos, caminhe e abuse do trote, seu corpo vai te agradecer!
Boa caminhada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário